O Trabalho mais desafiador que já me propus realizar...





De todos os trabalhos que eu já me propus a desempenhar, confesso que ser mãe foi o mais desafiador de todos eles! 
O trabalho em que me entrego diariamente de corpo e alma, aquele famoso "vestir a camisa"! Pois bem, são assim os meus dias! 
Desde o primeiro deles, quando descobri que estava grávida da Clara! 
Como em um passe de mágica meus planos mudaram e eu já não estava mais pensando em qual balada ir ao final de semana!
Desde então meus dias tem sido de constante aprendizado! 
Me lembrei que não me formei em nenhuma faculdade de "ser mãe"!
Não sei se estava pronta, e aí sentimentos afloraram em mim e confesso que alguns deles nunca havia sentido! 
Medos, incertezas, erros, acertos, dúvidas, muito amor, muita raiva, muita tristeza, muita alegria!
A maternidade é linda! É sim, mas, é real também! 
Nesse caso, ela se torna exaustiva e por vezes desanimadora! 
Desde o começo quando passamos pela gravidez, nosso corpo em constante mudança e os sentimentos se misturando entre si! 
Sem falar dos enjoos, dores nas costas e azias constantes!
Essas pré aulas práticas estavam me matando! Rsrs
E aí eles nascem! De parto normal ou Cesária, tivemos um trabalhão danado em colocar um serzinho ao mundo! 
Seja no parto normal com as contrações em minutos tomando conta da gente, com dores insuportáveis e a impressão do quadril estar se descolando da coluna, sem contar os choros sem fim!
Ou mesmo no parto cesária onde recebemos uma anestesia dolorida, um corte profundo abrindo 7 camadas da nossa barriga e por fim uma cicatriz enorme em nosso corpo! 
Chegou a hora de amamentar, se tivermos sorte a pega é linda e sem dor! 
Do contrário os seios racham e vemos aquele serzinho deixando escorrer ao lado da boquinha, leite com um pouquinho de sangue do seio machucado! 
Mas, precisamos alimentá-los! Eles dependem de nós! 
A nossa hora de almoço desse trabalho? Bom, quando der a gente come!
A cada troca de fralda, aquela troca de olhar entre mãe e filho! 
Madrugadas afim, não nos lembramos que ficávamos acordadas tranquilamente naquela festa de aniversário de uma amiga, ou mesmo naquela balada tão empolgante! Ah, mas essas madrugadas de amamentar, esperar o arrotinho e quem sabe mais uma troca de fralda, essas nos deixam exaustas! 
Começamos a introdução alimentar e a fase das descobertas! Um trabalho incansável na busca do melhor alimento, das melhores atividades, dos melhores tempos! 
Eles começam a descobrir o mundo! 
Você deixou o mundo de lado para estar em função deles! 
Qual a sua remuneração por todo esse trabalho ardo, desgastante e cheio de surpresas?! 
Um sorriso, se acreditar que essa é a forma mais linda de receber pelo trabalho que executa!
Confesso que o dia a dia não é fácil, existem dias em que nada é prazeroso e a gente se pergunta, o que estou ganhando com isso? 
Aí, eu me lembro que a responsabilidade em amar uma outra pessoinha e proporcionar a ela valores e direcionamento são mais valiosos do que qualquer dinheiro recebido! 
Nossos filhos são os nossos espelhos, retratam tudo aquilo que passamos e vivemos por eles! Um dia como qualquer outro trabalho, esse também acaba! A gente se aposenta! Mas desse trabalho em particular sentimos um prazer incomparável em ter realizado quando apresentamos ao mundo seres humanos de qualidade! 
Portanto, nunca desista dos seus filhos, por mais que o trabalho seja cansativo, esse é o mais recompensador de todos que já desempenhou!

Por Talitha Cappello

Comentários